Work in Progress: “Borboleta”

Esta pintura foi um trabalho muito especial para mim, do qual fiz a releitura de um trabalho fotográfico do fotógrafo Lucas Vieira (Instagram: @luvieso), para o projeto Matinnala (Instagram: @matinnala). A Layla Foz (Instagram: @laylafoz), foi a modelo que participou do ensaio fotográfico do qual me destinaram uma fotografia para minha livre interpretação artística.

Work in Progress: Borboleta | Butterfly

De imediato adorei o trabalho dos dois, a modelo é muito bonita e bastante fotogênica, ela realmente ficou linda e expressiva na fotografia. O senário elaborado pelo Lucas Vieira ficou esplêndido, gostei muito do enquadramento, da luz e da sombra que foram capturados pelo seu olhar de fotógrafo, a composição ficou simplesmente divina, o que valorizou a foto para destina-la para uma pintura da maneira de que gosto, sendo isso o que sempre procuro numa referência para uma criação artística hiper-realista.

A pintura foi realizada digitalmente no Photoshop com uma mesa digitalizadora da Wacom, por meio de uma caneta onde realizei as pinceladas e misturas de tintas, como se eu estivesse pintando com tinta e pincel de verdade.

Foto Layla Foz de Lucas Vieira

Procurei não mudar muitas coisa, apenas simplifiquei um pouco mais o senário e fechei um pouco mais o enquadramento a fim de me concentrar nas nuances e tonalidades de cores da modelo, por meio da luz e sombra, dos quais resolvi intensifica-las um pouco mais aplicando mais contraste. Desta forma eu consegui explorar um pouco mais os tons de pele, variações de cores e do ambiente deixando a luz e a sombra levemente mais dramáticas.

Work in Progress: Borboleta | Butterfly

Na fotografia original a modelo esta tranquila olhando curiosa em direção a janela, talvez procurando se banhar com a luz, o que deu a ideia de colocar mais dois elementos no cenário; os feixes de raios do sol e a borboleta que adentrou voando pela janela em direção a modelo, assim intensificando o motivo do seu olhar curioso e supresso.

A borboleta parece um mero detalhe nesta obra, porém ela tem um papel importante no enredo, uma vez que ela provoca o olhar curioso e surpreso da garota na banheira, e que junto com os raios solares sugerem que há uma janela aberta bem ao lado. E por isto eu resolvi batizar o nome desta pintura de “Borboleta”.

Borboleta | Butterfly

Espero que você tenha gostado! Esta pintura poderá ser vista em meu portfólio!